SAEPE | Sociedade de Anestesiologia do Estado de Pernambuco

Curso SAVA prepara profissionais para o enfrentamento de situações críticas

aumentar fonte Diminuir fonte
16 de Setembro de 2016

Em dois dias de atividades e 18 horas de aprendizado, o curso Suporte Avançado de Vida em Anestesia (SAVA) oferece a profissionais a qualificação para prevenir, diagnosticar e enfrentar situações críticas que podem ser encontradas, principalmente a parada cardíaca respiratória (PCR). Idealizada pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia, a capacitação foi oferecida nos dias 16 e 17 de setembro na SAEPE.

“Abordamos as principais situações de risco em anestesiologia e preparamos que anestesiologistas, formados ou em formação, fiquem preparados para um atendimento prático e eficiente”, afirma a coordenadora do curso, Ana Paula Cronemberger. A premissa básica do SAVA é proporcionar, a partir aulas teóricas e práticas, o desenvolvimento de habilidades técnicas e abordagem dos aspectos humanos no gerenciamento de crises que ameaçam a vida durante o período perioperatório.

Cronemberger também destaca a necessidade de requalificar no SAVA periodicamente. “As mudanças têm ocorrido em grande frequência e o curso é atualizado regularmente”, afirma, lembrando que conteúdo do curso é feito com base nos guidelines da Sociedade Americana de Cardiologia.