SAEPE | Sociedade de Anestesiologia do Estado de Pernambuco

Curso Salve uma Vida capacita sócios e profissionais do Cabanga Iate Clube

aumentar fonte Diminuir fonte
17 de Setembro de 2017

Faltando pouco tempo para a largada da Regata Recife/Fernando de Noronha (Refeno), programada para o dia 30 de setembro, a SAEPE deu uma contribuição importante para a segurança do evento, oferecendo o curso Salve uma Vida para marinheiros, funcionários e sócios do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, que é o ponto de partida da competição. A capacitação, idealizada pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia, é formatada para que leigos possam reconhecer situações de parada respiratória e parada cardíaca e saber como proceder nestes casos. A aula foi oferecida para uma turma de 50 alunos, no sábado (16).

“O treinamento é importante para que leigos saibam como iniciar a reanimação cardiorrespiratória em uma situação de urgência”, destaca a presidente da SAEPE, Jane Amorim. Segundo o diretor científico da SAEPE, Waston Silva, o curso ganha importância ainda maior no local por ser uma área de grande circulação de pessoas. “É fundamental mostrar para esse público as manobras básicas de reanimação, as compressões torácicas, a ventilação, o uso do desfibrilador externo automático (DEA)”, acrescenta Silva. Na aula, os participantes também foram orientados a como reconhecer e tratar sinais de obstrução respiratória.

Com 34 anos de profissão, o marinheiro Antônio de Fontes saiu da capacitação bastante satisfeito. “Foi uma experiência que não tinha, que é uma coisa boa não só para mim, mas para o próximo. Vou poder ajudar e saber o que estou fazendo em uma situação de emergência”, afirmou. Outro participante a elogiar a iniciativa foi a advogada Umbelina Moraes, sócia do Cabanga Iate Clube. “Superou minhas expectativas”, disse, acrescentando que agora sabe “a conduta correta para salvar uma vida”.