SAEPE | Sociedade de Anestesiologia do Estado de Pernambuco

VI Simpósio de Saúde Ocupacional reúne dezenas de médicos

aumentar fonte Diminuir fonte
18 de Setembro de 2018

 

 

Foi realizado, no último sábado (15), o VI Simpósio de Saúde Ocupacional. O objetivo do encontro foi o de discutir a saúde física e mental dos médicos. As palestras foram ministradas por especialistas de vários estados, incluindo Pernambuco. O evento reuniu cerca de 90 profissionais, que praticamente lotaram o Hotel Transamérica, em Boa Viagem, onde o Simpósio aconteceu.

 

O SISO foi organizado pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) e Sociedade de Anestesiologia do Estado de Pernambuco (SAEPE), com coordenação nacional do Dr. Armando Almeida e local de Dra. Maria Luiza Alves, diretores de Defesa Profissional da SBA e SAEPE, respectivamente. Entre os palestrantes estiveram especialistas de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Pernambuco.

 

Todas as discussões, com ampla participação do público, geraram em torno da saúde integral dos médicos, na perspectiva de que “profissional saudável aumenta a segurança do ato médico e a qualidade da assistência”. A palestra magna foi do publicitário Dado Schneider, que falou sobre carreira, juventude, trabalho e como a visão de tudo isso mudou com as transformações do século XXI.

 

Ao final, foi lançada a Carta de Recife,uma agenda de atividades com ações de prevenção e promoção da saúde para os profissionais médicos.  capitaneada pelo Dr. Erick Curi, vice-presidente da SBA. Inicialmente, são signatários da Carta, a Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), Sociedade de Anestesiologia do Estado de Pernambuco (SAEPE) e Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas de Pernambuco (COOPANEST-PE), mas a ideia é expandir para diversas outras entidades associativas e institucionais.

 

Acompanhe abaixo, como foi a programação do VI Simpósio de Saúde Ocupacional.

Coordenador e moderador: Dr. Leonardo Sérvio – psiquiatra e conselheiro do CFM

A evolução dos distúrbios da saúde mental, do jovem ao idoso – Dra. Alexandrina Meleiro (SP) – Psiquiatra

Drogradição – Minha experiência de vida! – Dr. Ricardo Nicoletti (ES)

Meditação/Relaxamento – Uma experiência para a vida – Caroline Godoy (PE) – instrutora de Yoga e Marma terapeuta.

Como corpo e cérebro adaptam-se com o avanço da idade e o desafio para o profissional anestesista – Dra. Carla Núbia Nunes Borges (PE) – Neurologista.  

Doutores saudáveis, pacientes mais seguros e confiantes. A visão da nutrologia e da medicina esportiva – Dr. Eduardo Magalhães (PE).

Esporte e medicina em alto nível na 3ª idade, minha experiência de vida (vídeo) – Dr. Marcos Leite Gomes (MS).

Como eu vejo a questão da saúde ocupacional no mundo! – Dr. Gastão Fernandes Duval Neto (RS).

Palestra Magna: O mundo mudou bem na minha vez! – Prof. Dr. Dado Schneider.

Construção “Carta de Recife”.