Quem somos

A Sociedade de Anestesiologia do Estado de Pernambuco

A história começa quando o ser humano encontra os elementos de sua existência nas realizações dos seus antepassados. Com a Sociedade de Anestesiologia do Estado de Pernambuco – SAEPE não foi diferente. Os fatos históricos influenciaram o nosso presente e farão parte do nosso futuro. Os que nos precederam merecem o nosso respeito e admiração.

Tudo teve início em 7 de agosto de 1953, quando foi criado o Departamento de Anestesiologia da Sociedade de Medicina de Pernambuco (SMP), berço da SAEPE. A diretoria daquele novo Departamento, eleita por aclamação, ficou constituída por José Adolfo de Bastos Lima - presidente, Walter Dimenstein - primeiro secretário e Eunice Soares Lira - segunda secretária.

 

E, em 29 de agosto de 1977, sob a presidência de Benedito Rubin Cohen, foi constituída a Sociedade de Anestesiologia do Estado de Pernambuco – SAEPE. Regional da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) em Pernambuco, a SAEPE é uma sociedade civil sem fins lucrativos. Além de congregar e representar profissionais da Anestesiologia no Estado, contribui para a formação e qualificação de médicos anestesiologistas.

Entre os seus objetivos estão: defender a ética e os interesses profissionais de seus membros, promover atividades científicas relacionadas à especialidade, e divulgar entre o grande público as normas e os propósitos da Anestesiologia.

A Sociedade, no desenvolvimento de suas atividades estatutárias, observa os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e eficiência. É vedado à instituição quaisquer manifestações de caráter político ou religioso.

A SAEPE funcionou inicialmente na SMP. Na década de 80 foi transferida para a Rua Paissandu, por ocasião da organização do 28° Congresso Brasileiro de Anestesiologia - CBA. Em 1983, passou a ocupar uma sala alugada no anexo da SMP, na Rua Osvaldo Cruz, onde ficou até 1993, quando foi transferida para a Rua Benfica, 326, ocupando uma dependência da COOPANEST-PE, para facilitar os trabalhos de organização do 40° CBA.

Em 1994, na gestão de Ana Carolina Carneiro Leão Falcão, foi adquirida a sede própria, fruto do trabalho desenvolvido pela Comissão Executiva do 40° CBA. A reforma da casa foi executada pelo Engenheiro Márcio Wanderley, da MW Construtora, sob a supervisão incansável de Antônio Monteiro.

Em 08 de junho de 1995, gestão de Teresa Cristina R. B. Coelho, foi inaugurada a atual sede da SAEPE, à rua Costa Gomes, 209, Torre, com a presença de vários colegas locais e de outros estados, inclusive a do então Presidente da SBA, Paulo César Medauar Reis-BA.

A sede da SAEPE nos seus 676,46m2 de área construída, oferece uma excelente estrutura aos seus associados. Alguns anestesistas, pelos serviços prestados à Sociedade foram homenageados com placas nominando algumas salas: Diretoria - Maria Luiza Alves; Biblioteca – Enio Laprovítera; Auditório – Nelson da Rocha Falcão; Museu – Benedicto de Abreu e Lima Netto; Sala de Aula – Otávio Damázio Filho, Centro de Simulação – Luciana Cavalcanti Lima. Mais salas tivessem para homenagear a tantos outros profissionais que, com amor e dedicação fazem parte da sua história.

A parceria da SAEPE com a COOPANEST-PE dá o equilíbrio necessário para o engrandecimento da Anestesiologia pernambucana. Todos os cooperados são membros da SAEPE e da SBA.

Entrar

Perdeu sua senha?