CETs e Residências
O ENSINO DA ANESTESIA EM PERNAMBUCO
A anestesia em Pernambuco começou a ser ensinada em ambiente universitário, em 1955, no Serviço de Anestesia do Hospital das Clínicas Pedro II, sob a chefia de Paulo Cabral Bittencourt. Tratava-se de uma iniciativa inteiramente livre, promovendo estágios de Anestesiologia. Professores de diversas disciplinas, entre eles, Luiz Ribenboim, colaboraram com os ensinamentos. Naquele Serviço, estagiaram médicos como Waldemir Cadete, Enio Laprovítera e Newbe Victor. O Serviço de Anestesia do Hospital das Clínicas, funcionou independente das Cátedras e do Hospital até 1958, quando veio ao Recife o Prof. J.P.Gauthier-Lafaye, da Universidade de Strasbourg, na França, que o reorganizou, dentro dos moldes europeus, passando a funcionar como mais um serviço auxiliar do Hospital das Clínicas. O Prof. Gauthier-Lafaye dirigiu o Serviço de maio de 1958 a outubro de 1961.
O primeiro Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia de Pernambuco, credenciado pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (CET-SBA), foi solenemente instalado em 06 de fevereiro de 1969, no auditório da Sociedade de Medicina de Pernambuco, com aula inaugural do prof. Renato Corrêa Ribeiro-RJ, sobre História da Anestesiologia. A Chefia do CET foi entregue a Nelson Falcão por indicação dos presidentes da Regional de Anestesia e do SAP. O CET funcionou inicialmente no SAP, nos anos de 1969, 1970 e 1971, quando foi extinto.
Em meados de 1974, instala-se no Hospital da Restauração (HR) um outro CET, credenciado pela SBA em 18/01/1975, sob a chefia de Benedito de Abreu e Lima Neto. A primeira turma iniciou seu treinamento em fevereiro de 1976 com quatro residentes. Participavam do corpo docente os Drs. Heles Benaia e José Estevão Braga Loureiro.
Em 1975 foi aberto, o CET-SBA da UFPE, também sob a chefia de Nelson Falcão.
Posteriormente, um outro CET foi credenciado no Hospital Getúlio Vargas (HGV), sob a chefia de Raul Guimarães. Este CET estava prestes a ser fechado quando Otávio Damázio conseguiu recredenciar o Hospital da Restauração e assumir as Chefias do HR e HGV, num CET integrado com doze vagas.
Em 1995, teve início o CET do IMIP – Instituto Materno Infantil de Pernambuco, sob a chefia de Tânia Couceiro.