Cursos e Eventos

Curso introdutório para compreensão do uso do ultrassom como ferramenta semiológica, em complementação aos achados clínicos e auxílio na tomada de decisão. Aprender a manusear a ferramenta ultrassonográfica nas principais grandes áreas para o anestesiologista.

O Ultrassom Point of Care (POCUS) é uma ferramenta que vem ganhando espaço exponencial entre as diversas especialidades médicas desde o início dos anos 2000. Na medicina perioperatória não poderia ser diferente. É um método não invasivo capaz de auxiliar diretamente na tomada de decisões, visa responder perguntas específicas e simples do médico que presta cuidado ao paciente cirúrgico, obtendo diagnósticos com alta sensibilidade e especificidade para condições que são potencialmente fatais aos pacientes (Ex: A causa da hipoxemia é pneumotórax? paciente está congesto? Hipervolemia? Risco de aspiração pulmonar?). De fácil execução e baixa curva de aprendizagem, vem somar enquanto instrumento semiológico aplicado a beira-leito e pode ser utilizado em praticamente todos os pacientes. Ele não visa substituir o exame ultrassonográfico convencional, mesmo porque possui objetivos diferentes.

O curso é moldado através de metodologias ativas de aprendizagem, sendo fornecido material prévio para leitura. Avaliação contínua, pré e pósteste, aulas teóricas curtas, objetivas e interativas, priorizando os cenários práticos e situações-problemas, discussão de casos clínicos em equipes e tomada de decisões em grupo. Esperamos que os participantes tenham a oportunidade de trocar experiências, informações, exercer a capacidade de escuta nos grupos e praticar a argumentação, instrumentos do Team Based Learning. (TBL – aprendizado baseado em equipes)


O Curso de Anestesia Neonatal é promovido pela SAEPE/COOPANEST-PE e tem o objetivo de treinar habilidades técnicas, comportamentais e desenvolver competências necessárias a executar uma anestesia segura na população neonatal, que dentro da pediatria é o grupo de maior risco para eventos adversos relacionados à anestesia.

Aborda desde as particularidades anátomo-fisiológicas dos neonatos (pré-termo, a termo e ex-prematuro) ao manejo anestésico das patologias neonatais mais frequentes e os seus desafios.

O evento é composto por atividades teóricas e práticas e inclui simulação realística orientadas por instrutores com expertise no assunto.

As atividades práticas incluem o treinamento de habilidades em suporte avançado de vida neonatal, com manequins que oferecem feedback em tempo real, treinamento nos diversos equipamentos para gerenciamento de acessos venosos e manejo da via aérea.

As simulações de casos clínicos são vivenciadas em um ambiente de sala de cirurgia, que inclui todos os equipamentos e fármacos utilizados nos ambientes reais.


O Suporte Avançado de Vida em Anestesia (SAVA) é um projeto educacional da Sociedade Brasileira de Anestesiologia, subordinado ao Departamento Científico da SBA, que é desenvolvido por meio de um curso presencial para qualificação em prevenção, diagnóstico e tratamento de situações críticas em anestesia. O curso tem por objetivos: proporcionar treinamento teórico-prático para anestesiologistas ou médicos em formação na especialidade, por meio do desenvolvimento de habilidades técnicas e abordagem dos aspectos humanos no gerenciamento de crises que ameaçam a vida durante o período perioperatório; Reduzir a morbidade e mortalidade relacionadas à prática da especialidade; capacitar por meio de treinamento para o controle de crises, que requer habilidades comuns em múltiplos eventos e ainda, proporcionar ao egresso do curso, excelência no aprendizado da prevenção, diagnóstico e tratamento de situações críticas em anestesia e da parada cardiorrespiratória (PCR).


O curso de recuperação pós-anestésica é promovido pela SAEPE/COOPANEST-PE e tem o objetivo de treinar habilidades técnicas e comportamentais necessárias para a condução segura dos pacientes durante a sua permanência na SRPA, assim como discutir a importância de uma passagem/recepção dos pacientes da anestesia para a SRPA com responsabilidade e cuidados.

Aborda desde aspectos médico-legais, as necessidades de fármacos, equipamentos e profissionais até a condução dos principais eventos adversos que acontecem nesse ambiente.

O evento é composto por atividades teóricas e práticas e inclui simulação realística, orientadas por instrutores com expertise no assunto.

As atividades teóricas incluem: Discussão da Resolução CFM 2174/17, organização, critérios de Alta da SRPA, e manejo dos principais eventos adversos (respiratórios, cardiovasculares, náuseas e vômitos, dor, hipotermia).

As atividades práticas incluem exclusivamente simulações de casos clínicos com foco no manejo de eventos adversos, comunicação efetiva entre os profissionais com especial atenção às responsabilidades médico-legais.

As simulações de casos clínicos são vivenciadas em um ambiente de sala de recuperação que inclui todos os materiais utilizados nos ambientes reais.


O Curso de Imersão em Anestesia Pediátrica (CIAPED) é um curso que tem como objetivos, treinar habilidades técnicas, comportamentais e desenvolver novas competências necessárias para a condução segura da anestesia em crianças.

A anestesia pediátrica avançou muito nos últimos anos, mas, o risco de complicações anestésicas devido às diferenças anátomo-fisiológicas ainda são mais frequentes em neonatos, lactentes e crianças do que em adultos. 

O CIAPED promove atividade teórico-prática habilitando os participantes para gerenciar crises durante o período perioperatório na anestesia pediátrica, reduzindo assim a morbidade e mortalidade infantil durante o ato anestésico.

O evento inicia com a discussão teórica das particularidades anátomo-fisiológicas da criança e segue com treinamento de habilidade técnicas em manejo de via aérea difícil reanimação cardiopulmonar, ventilação mecânica, treinamento com dispositivos para obtenção de acesso venosos, e treinamento em bloqueios regionais guiados por USG.

As simulações de casos clínicos são vivenciadas em salas que mimetizam salas operatórias, preparadas com manequins pediátricos de alta fidelidade e que inclui equipamentos e fármacos utilizados nos ambientes reais, permitindo que o participante sinta-se em um ambiente o mais próximo do real.

O treinamento é orientado por nstrutores com expertise no assunto.

 

O Curso de Reanimação Cardiopulmonar (RCP) é promovido pela Sociedade de Anestesiologia do Estado de Pernambuco. O curso tem como principal objetivo o treinamento de habilidades técnicas necessárias ao atendimento seguro do paciente vítima de parada cardiorrespiratória decorrente de complicações que possam ocorrer durante o período perioperatório.

O evento é composto por atividades teóricas e práticas e inclui simulação realística do manejo das complicações mais frequentes como as respiratórias, cardiovasculares, intoxicação por anestésicos locais, anafilaxia entre outras, orientadas por instrutores com expertise no assunto.

As atividades teóricas incluem suporte básico e avançado de vida no adulto, na gestante e em pediatria, e discussão das principais causas de parada cardiorrespiratória (PCR) relacionada à anestesia em gestantes, nos adultos e em crianças.

As atividades práticas incluem o treinamento de habilidades em suporte avançado de vida no adulto, na gestante e na criança, e avaliação da qualidade das compressões torácicas e da ventilação, com manequins que oferecem feedback em tempo real. Nesta etapa, o foco do treinamento são os algoritmos mais recentes de ressuscitação cardiopulmonar publicados pela American Heart Association que são incorporados pelo participante durante o curso.

Na sequência, são realizadas simulações de casos clínicos vivenciados em um ambiente de sala de cirurgia, que inclui todos os equipamentos e fármacos utilizados nos ambientes reais.






O Curso de Manejo da Via Aérea é um curso que tem como objetivos, treinar habilidades técnicas, comportamentais e desenvolver novas competências necessárias para o adequado controle da via aérea, no ambiente do centro cirúrgico, da terapia intensiva ou da emergência.

O controle da via aérea faz parte da rotina diária do anestesiologista. A falha na identificação e estratificação dos riscos envolvidos no seu controle, pode levar ao surgimento de eventos adversos e situações catastróficas.

O Curso de Manejo da Via Aérea promove atividades teórico-práticas habilitando os participantes para gerenciar crises durante o período perioperatório, apresentando abordagens no controle da via aérea, os fatores humanos relacionados aos eventos adversos, bem como a apresentação de algoritmos e enfoque prático no uso de dispositivos e suas técnicas.

O evento inicia com a discussão teórica do reconhecimento da via aérea difícil, assim como as particularidades da ventilação e intubação difícil, anestesia da via aérea para intubação acordado e os mais recentes algoritmos publicados na literatura. Em seguida, há treinamento de habilidade técnicas com dispositivos supraglóticos, videolaringoscópios, fibroscopia e via aérea cirúrgica.

As simulações de casos clínicos são vivenciadas em salas que mimetizam salas operatórias, preparadas com manequins de alta fidelidade e que inclui equipamentos, dispositivos e fármacos utilizados nos ambientes reais, permitindo que o participante se sinta em um ambiente o mais próximo do real.

O treinamento é orientado por instrutores com expertise no assunto.



Entrar

Perdeu sua senha?