A Sociedade de Anestesiologia do Estado de Pernambuco (SAEPE) foi constituída em 29 de agosto de 1977, sob presidência de Benedito Rubin Cohen. Mas a existência da entidade como organização é mais antiga. Antes, os especialistas já se reuniam pelo Departamento de Anestesiologia da Sociedade de Medicina de Pernambuco (SMP), criado em 7 de agosto de 1953 e presidido inicialmente por José Adolfo de Bastos Lima.
Regional da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) em Pernambuco, a SAEPE é uma sociedade civil sem fins lucrativos. Além de congregar e representar profissionais da Anestesiologia no Estado, a Sociedade contribui para a formação e qualificação de médicos, a partir de avaliações e trabalhos realizados em conjunto com os Centros de Ensino e Treinamento e também pelo Programa de Educação Continuada, desenvolvido em parceria com a Coopanest-PE.
Para ser membro da SAEPE, o médico deve ter concluído residência médica e/ou curso de especialização em Anestesiologia, ou comprovar o exercício da especialidade por no mínimo seis anos. Podem ainda ser admitidos na SAEPE como membros aspirantes, os médicos em especialização em algum dos Centros de Ensino e Treinamento ou Residência Médica de Pernambuco.
Entre os nossos objetivos estão: defender a ética e os interesses profissionais de seus membros, promover atividades científicas relacionadas à especialidade, e divulgar entre o grande público as normas e os propósitos da Anestesiologia.