A BJAN tem como objetivo divulgar artigos aos anestesiologistas sócios da SBA e a médicos interessados, fomentando o progresso, o aperfeiçoamento e a difusão da Anestesiologia, terapia intensiva, tratamento da dor e reanimação cardiorrespiratória.
Sobre a Revista
Em 1951, a Revista Brasileira de Anestesiologia (RBA) foi instituída como publicação oficial da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), e em 2019, foi decidido que a publicação seria rebatizada para Brazilian Journal of Anesthesiology (BJAN), em movimento de internacionalização.
Um atestado internacional importante do seu surgimento foi o Editorial publicado por Howard Dittrick, Editor Diretor da Current Researches in Anesthesia and Analgesia (1951;5[30]), com o título "A New Journal is Born".
A BJAN destina-se à publicação de artigos científicos inéditos sobre Anestesiologia e/ou áreas afins, de pesquisadores nacionais ou estrangeiros. Tem como objetivo divulgar artigos aos anestesiologistas e a médicos interessados, fomentando o progresso, o aperfeiçoamento e a difusão da anestesiologia, terapia intensiva, tratamento de dor e reanimação cardiorrespiratória.
De 1951 a 1969, era publicada trimestralmente. De 1970 até hoje é publicada bimestralmente.
De janeiro de 2001 a dezembro de 2021, a BJAN foi editada em português e em inglês e, entre 2011 e 2015, também em espanhol, apenas de forma eletrônica.
Em 2021, a Revista Brasileira de Anestesiologia (0034-7094) fundiu-se com Brazilian Journal of Anesthesiology (0104-0014), adotando o inglês como principal idioma de publicação. Os artigos em português podem ser encontrados no site oficial da revista.
A BJAN tem revisão por pares com acesso aberto subvencionado, em que a Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) paga pelos custos de publicação do periódico. A revisão é duplo-cega. Os autores não precisam pagar por qualquer despesa para processamento do artigo ou pela taxa de publicação de acesso aberto.
A abreviação do seu título é Braz J Anesthesiol, a qual deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé e legendas.
Acesse: https://www.bjan-sba.org/